Paulo Freire, disse "Ensino porque busco, porque indaguei e me indago. Sem a curiosidade
que me move, que me inquieta e me insere na busca, não aprendo , nem
ensino."
Que
bom saber que estão aqui! Que juntos possamos alimentar a vontade de
aprender, buscar, descobrir, compartilhar saberes e com isso melhorar
nossas práticas pedagógicas com os recursos que a tecnologia nos
oferece.
Para
podermos compreender as tecnologias e usá-las no contexto educacional
precisamos ser um usuário delas, ser um professor conectado. Isso
significa experimentar, inserir-se na rede, conhecer por onde andam
nossos alunos, quando estão além da sala de aula. E só então poderemos
descobrir possibilidades para utilizar em nossas práticas de sala de
aula. Que aliás, não é mais um espaço restrito à escola. Hoje, podemos
flexibilizar o seu tempo e espaço e aprender de forma colaborativa
dentro e fora dela, utilizando apenas um clique que nos abre janelas
para o mundo.
A rede mundial de computadores encurtou
distâncias de uma forma inacreditável até pouco tempo atrás. Hoje basta um clique no mouse e é
possível instantaneamente estar plugado com o outro lado do mundo. No entanto,
a maior revolução que a internet trouxe não é a facilidade de acesso a
informações, mas a possibilidade do usuário “interagir”, podendo interferir
nesse processo, sendo autor e não apenas receptor de
informações. Colaboração é a palavra-chave da chamada Web 2.0
proporcionando ao usuário uma verdadeira democratização de uso da web,
compartilhando e, principalmente, possibilitando a aprendizagem
cooperativa, o que, segundo Pierre Lévy, vai nos permitir construir uma inteligência coletiva .
O professor então passa a conduzir
sua prática como facilitador, aquele que estimula nos alunos a cultura de
divulgar e debater ideias , em vez de de ser o único detentor do saber e
transmissor de conteúdos; não apenas ensina, mas também aprende.
Há
vários recursos web 2.0 que o professor pode utilizar para ampliar a sua
capacidade e a dos alunos de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto,
emitir opinião e debater com outros usuários. Ambos, professores e alunos,
devem fazer uso das mídias para ganhar voz e empoderar-se , já que os
meios de comunicação de massa, na maioria das vezes, não nos representam. Esse
é um dos princípios da EDUCOMUNICAÇÃO.
Blogs na Educação
Esse curso vai focar o blog como ferramenta que possibilita a autoria, publicação e comunicação, tanto para o educador, quanto para o educando.Vejam o que Sônia Bertochi diz sobre o blog. Sônia é uma referência no país em se tratando do uso de tecnologias e foi coordenadora do Curso de Blogs do Portal Educarede , Fundação Telefônica, que formou muitos educadores de todo Brasil e do qual tive o privilégio de ser escolhida como tutora.
Como viram no vídeo, os blogs são uma excelente ferramenta educacional que permite a
professores e alunos publicarem na Internet o que a imaginação permitir, pela
facilidade de edição, uma vez que não são necessários grandes conhecimentos
técnicos de construção de páginas. A partir do sistema de comentários, o
visitante é convidado e emitir sua opinião sobre os posts ou publicações,
fazendo com que professores e alunos reflitam mais profundamente sobre os
conteúdos, o que favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão,
da leitura e, conseqüentemente, da escrita. Quando o professor desenvolve
autoria num blog, está estimulando seus alunos através do exemplo.
Os blogs podem ser desenvolvidos pelos professores, pelos alunos ou por
grupos reunidos em torno de um projeto comum. As publicações são apresentadas
em ordem cronológica inversa, assinadas e com a data de publicação, tal como
nos antigos diários. E em tempos de redes sociais, vale a pena ter um blog?
Passe no meu blog que eu conto por que defendo essa ideia. Blog X Rede Social .
Eu blogo! E quero te convidar a conjugar esse novo
verbo.
Ainda não estás bem convencido?
Sugiro a leitura abaixo
Atividades iniciais para aquecer ...
1. Observe que na lateral do blog há uma enquete. Esse é um recurso que pode ser incorporado ao blog. Participe e responda o que te motivou a estar aqui no curso.
2. Escreva nessa postagem um comentário fazendo uma breve apresentação pessoal e profissional e escreva sobre suas expectativas com o curso, o que gostarias de aprender. Observe que abaixo de cada comentário , há a possibilidade de responder ao mesmo. Use o espaço para dialogar com seus colegas de curso(isso pode ser feito a qualquer hora)
Depois disso...
3. Precisaremos de um email na conta gmail para construir o blog no blogger. Há outras plataformas como o wordpress, muito boa, mas escolhemos essa pela facilidade em sincronizar diversas ferramentas google com a mesma conta. Quem ainda não possui conta crie uma no gmail e informe qual é no email marlidf@gmail.com.
1. Observe que na lateral do blog há uma enquete. Esse é um recurso que pode ser incorporado ao blog. Participe e responda o que te motivou a estar aqui no curso.
2. Escreva nessa postagem um comentário fazendo uma breve apresentação pessoal e profissional e escreva sobre suas expectativas com o curso, o que gostarias de aprender. Observe que abaixo de cada comentário , há a possibilidade de responder ao mesmo. Use o espaço para dialogar com seus colegas de curso(isso pode ser feito a qualquer hora)
Depois disso...
3. Precisaremos de um email na conta gmail para construir o blog no blogger. Há outras plataformas como o wordpress, muito boa, mas escolhemos essa pela facilidade em sincronizar diversas ferramentas google com a mesma conta. Quem ainda não possui conta crie uma no gmail e informe qual é no email marlidf@gmail.com.
4- Após criação da conta, vamos fazer uma experiência de participar de um blog colaborativo. Você será incluído como membro desse blog do curso e algumas atividades você postará diretamente aqui . Vamos lá, passo a passo, com calma...
-Aceite o convite no seu e-mail criado, clicando no link que o direcionará ao blog.
-Publique uma postagem (fica tranquilo(a), pode ser bem simples) com o título Eu e as Tecnologias + Seu nome.Coloque texto, uma imagem e pelo menos um link que direcione a uma ferramenta da web 2.0 que você utilize. Observe que essa postagem é um hypertexto com vários links que oportunizam ao leitor ampliar o conhecimento de acordo com o seu interesse. Veja aqui o tutorial COMO PUBLICAR UMA POSTAGEM, caso tenhas dúvidas.
-Insira seu nome no marcador da postagem, Assim todas as suas postagens poderão ser encontradas com facilidade .
-Aceite o convite no seu e-mail criado, clicando no link que o direcionará ao blog.
-Publique uma postagem (fica tranquilo(a), pode ser bem simples) com o título Eu e as Tecnologias + Seu nome.Coloque texto, uma imagem e pelo menos um link que direcione a uma ferramenta da web 2.0 que você utilize. Observe que essa postagem é um hypertexto com vários links que oportunizam ao leitor ampliar o conhecimento de acordo com o seu interesse. Veja aqui o tutorial COMO PUBLICAR UMA POSTAGEM, caso tenhas dúvidas.
-Insira seu nome no marcador da postagem, Assim todas as suas postagens poderão ser encontradas com facilidade .
Olá, meu nome é Fábio Buffon, sou estagiário do NTE desde fevereiro, estudante de física quase formado. Busco neste curso amplificar os conhecimentos em relação a utilização do BLOG como ferramenta de ensino. Como bolsista do PIBID-Física, pretendo conciliar os projetos desenvolvidos pelo programa com os conhecimentos desenvolvidos no curso.
ResponderExcluirBuffon você tem a grande oportunidade de aprender muito sobre o uso das TICs e Educomunicação, acredito que você tem uma grande equipe de trabalho com muita experiências, faça bom proveito disso. Além disso, procure ser autodidata e também compartilhe tudo o que aprende. Bom trabalho e bom estudo.
ExcluirFábio, com certeza terás uma ótima ferramenta para teus projetos. Espero que você seja um incentivador no uso de blogs, pois eles nasceram com os jovens e é através dos jovens que poderão renascer, apesar do auge das outras redes sociais atualmente. Sucesso!
ExcluirMeu nome é Marlise professora Séries Iniciais e vice- diretora do Núcleo Estadual Neeja Metamorfose. Estou participando do curso para poder contribuir de forma mais efetiva no Neeja já que o Blog é uma ferramenta importante na escola.
ResponderExcluirBom dia! Marlise existem inúmeras possibilidades para auxiliar e melhorar nosso fazer pedagógico através de blogs e outras tecnologias. Precisamos nos dedicar e nos ajudar para conseguirmos um trabalho de excelente qualidade no uso das tecnologias em nosso fazer pedagógico. Vamos lá, mãos à obra.
ExcluirMarlise, que bom que você já está focada num objetivo em relação ao blog. Com certeza, ao explorar possibilidades da ferramenta poderão surgir outros objetivos. Abraço!
ExcluirSou Jovania Zanchett Dalle Laste, professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Bento Gonçalves, nomeada em 1992. Já exerci várias funções em diversas escolas municipais. Trabalhei muitos anos na alfabetização de crianças. Atualmente ocupo o cargo de vice-diretora da Escola Municipal Infantil Toque de Carinho, localizada no Bairro Zatt.Estou participando deste curso com o intuito de aprender a fazer um blog para a minha escola e conseguir usar as ferramentas que ele oferece.
ResponderExcluirJovania, quando os gestores se envolvem e incentivam o uso adequado das tecnologias é um grande passo para que os professores se sintam motivados a fazer o mesmo. Parabéns pela iniciativa. Abraço!
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirProfessor: Alexandre Misturini
Formação: História - UNISINOS
Pós-Graduação - Supervisão Escolar
Pós-Graduação - Orientação Escolar
Atualmente sou diretor do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro.
Trabalho com as TICS desde 2005 e agora Educomunicação, trabalho com blogs em minhas aulas de filosofia, história e sociologia. Desde meu primeiro curso que fiz no NTE - Bento Gonçalves em 2005 procuro utilizar as tecnologias no meu fazer pedagógico, e também procuro através de cursos e encontros aprender mais sobre o assunto. Além disso, procuro de forma autodidata novas informações, tutoriais etc para descobrir novas formas de ensinar e aprender. Também fui Coordenador do NTE - Bento Gonçalves de 2006 até 2012, onde ministrei cursos sobre o uso das TICs, neste período aprendi muito mais do que ensinei, mas foi neste período que criei em mim uma cultura digital e em apaixonei pelas tecnologias e a sua aplicabilidade em sala de aula. Quanto ao curso de Blog tenho interesse em aprender mais sobre configurações e personalizações, e também procuro parcerias para criar um blog da área de ciências humanas para troca de experiências na utilização das tecnologias em nosso fazer pedagógico.
Segue abaixo a lista de blogs que criei:
http://professor-alexandremisturini.blogspot.com.br/
http://filobr.blogspot.com.br/
http://humanasbg.blogspot.com.br/
http://alexandremisturini.blogspot.com.br/
Acessem !!!
Bom curso para todos
Alexandre!
ExcluirÉ uma honra tê-lo no curso apesar de já teres uma boa caminhada nessa área. Podemos trocar muitos saberes. Quanto às parcerias, durante o curso podemos buscar grupos de interesses afins nas redes sociais para que os blogs sejam divulgados, bem como o interesse na parceria. Abraço!
Meu nome é Ana Paula Bondan. Sou professora de uma turma de segundo ano da Escola Estadual de E. F. Ângelo Salton, no Distrito de Tuiuty. Estou participando do curso porque acredito na importância do blog como recurso didático, mas não sei como criar um. Tenho a intenção de usá-lo com minha turma como mais uma ferramenta de aprendizagem na minha escola.
ResponderExcluirAna Paula, com certeza podes desenvolver um bom trabalho, disponibilizando material aos alunos no blog, divulgando suas produções, usando como um canal escola X família. Conto com tua motivação e persistência. Abraço!
ExcluirOlá, meu nome é Kátia Mirian Arcari, sou secretária de escola e trabalho na E.E.E. Médio Mestre Santa Bárbara desde 2001. Estou participando deste curso para posteriormente divulgar na escola as ferramentas oferecidas pelo Blog e a estimular o uso das mesmas como didáticas de apoio ao aprendizado.
ResponderExcluirKátia, parabéns pela tua iniciativa. Mesmo não estando em sala de aula, podes fazer uso do blog de forma pessoal ou multiplicar a ideia entre os professores e gestores da escola. Um bom curso para você!
ExcluirSou a professora Marli Bodanese do Colégio Esadual Pe. Colbachini, e gostaria de aprender a trabalhar com blog na sala de aula; por isso estamos no curso .
ResponderExcluirBoa noite! Sou Lucivane Martinha Dalberto Schmit, professora de ciências, matemática, ensino religioso do fundamental, séries finais e também ensino religioso do ensino médio, da E. E. E. M. Onze de Agosto, do município de Nova Prata, RS. Estou participando do curso com o objetivo de aprimorar aprendizagem sobre blog na educação e com isso interagir com os alunos na busca do saber.
ResponderExcluirEu sou Eli Ana Polesello Dalberto, professora de Séries Iniciais de Nova Prata, Rio Grande do Sul, Brasil. Estou trabalhando na biblioteca da E.E.E.M Onze de Agosto. Estou participando do curso afim de aperfeiçoar meus conhecimento e poder interagir com o usa do blog como um espaço de comunicação e aprendizado
ResponderExcluirOlá pessoal tudo bem? Que bom ser novamente aluna de você professora Marli!
ResponderExcluirBom, para quem não me conhece, meu nome é LUCIA MAROBIN, trabalho na secretaria da Escola Onze de Agosto de Nova Prata. Estou participando do curso com o objetivo de aperfeiçoar meus conhecimentos e porque acho importante de descobrir novas tecnologias que podem ajudar no meu trabalho. Também gosto muito de estar sempre envolvida com estudos e novas aprendizagens.
Olá colegas. Me chamo Fernando, sou Analista de Tecnologia da Informação e trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com atuação na Reitoria - Bento Gonçalves. Desempenho atividades no departamento de Tecnologia da Informação onde implementamos sistemas ao uso da instituição.
ResponderExcluirO curso de Blog vem ao meu encontro pois pretendo atuar como docente em um futuro próximo. Nesse sentido, espero que o curso me proporcione a busca de conhecimentos para trabalhar com a ferramenta Blog em sala de aula como estratégia para a comunicação aplicada na educação.